Seja bem vindo
Petrópolis,09/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Consultora 60+ com Silvana Coelho

O desafio de se manter no mercado de trabalho após a aposentadoria

As justificativas que travam a recolocação destes aposentados no mercado de trabalho estão ligadas a duas coisas: primeiro as novas exigências que as empresas estão cobrando de seus funcionários


O desafio de se manter no mercado de trabalho após a aposentadoria Daniel Rodrigues / Pinterest

Foi comemorado no dia 24 de janeiro o Dia dos Aposentados, apesar da “tão sonhada” aposentadoria, muitos manifestam o desejo de se manterem ativos profissionalmente e outros precisam, por seus salários não serem suficientes para seus sustentos. Seja qual for o motivo, ainda assim, os desafios de permanecer na ativa é uma realidade e recolocar-se no mercado de trabalho, não é tarefa fácil.

As justificativas que travam a recolocação destes aposentados no mercado de trabalho estão ligadas a duas coisas: primeiro as novas exigências que as empresas estão cobrando de seus funcionários, como tech skills, mas também ao preconceito que essas pessoas sofrem por serem tidas como “ultrapassadas”.

Por conta das diferenças entre gerações e boom tecnológico dos últimos anos, muito empregadores veem como um problema contratar pessoas com idade avançada. Considerados inaptos a trabalhar com novas tecnologias, são deixados de lado mesmo em processos seletivos que não exigem grandes conhecimentos no assunto.

De um lado existe a dificuldade em conseguir conquistar um emprego, do outro, um grupo de pessoas disposta a trabalhar. Segundo levantamento do SPC, 21% dos idosos que já recebem o benefício do INSS continuam no mercado de trabalho. Boa parte, 47% de acordo com o levantamento, por necessidade de complementar suas rendas. Porém, outra parcela significativa dessa população está de volta ao trabalho por outro motivo: a vontade de se sentir útil novamente. 48% dos aposentados no mercado de trabalho querem ser vistos como membros ativos da sociedade.

Este não é um fenômeno que existe apenas no âmbito brasileiro. A última pesquisa Escassez de Talentos do ManpowerGroup mostra que, em todo o mundo, os chamados Boomers – em especial os trabalhadores com mais de 65 anos, são motivados pelo sentimento de propósito, de voltar a pertencer à sociedade.

Enquanto outros aspectos da discriminação recebem mais atenção, a pessoa idosa, por outro lado, parece um tópico que não é discutido o suficiente. É importante que as empresas estejam dispostas a integrar pessoas de faixas etárias diferentes e atentas para o fato do envelhecimento populacional ser um futuro que já está acontecendo.

Silvana Coelho / Consultora 60+

 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.