Seja bem vindo
Petrópolis,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nanossatélite 100% nacional completa 1 ano de lançamento com resultados significativos

O VCUB1 é o primeiro dispositivo espacial de observação da Terra e coleta de dados projetado e construído pela indústria brasileira, utilizando tecnologias espaciais que estão no estado-da-arte em satélites de pequeno porte


Nanossatélite 100% nacional completa 1 ano de lançamento com resultados significativos Foto: Reprodução / Internet
Publicidade

Há um ano, o Brasil tem seu primeiro nanosatélite na órbita da Terra. Chamado de VCUB1, o dispositivo foi desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre a Embraer e a Telebras, o dispositivo contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii), com o investimento de R$ 2,9 milhões não-reembolsáveis.


O nanosatélite foi construído pela empresa para validar no espaço tecnologias espaciais que não podem ser integralmente testadas na terra, com destaque para o sistema de Controle de Órbita e Atitude (do inglês AOCS). Este é um sistema crítico até então não dominado pelo Brasil. 


“A missão bem-sucedida do VCUB1 é um testemunho do compromisso da Embrapii em impulsionar o desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira. A Embrapii compartilha com as empresas o risco da geração de novas tecnologias, ao suportar as etapas cruciais de validação, teste de viabilidade e demonstração em ambientes relevantes – o chamado ‘vale da morte’ no desenvolvimento tecnológico – ao apoiar as empresas a tornar realidade novos produtos e processos verdadeiramente inovadores”, destacou Chico Saboya, presidente da Embrapii.



Domínio do software embarcado


O VCUB1 foi desenvolvido a partir do moderno conceito de satélite definido por software e é capaz de ser completamente reconfigurado em voo. Desta forma, a Visiona é capaz de evoluir o software do satélite mesmo após o lançamento corrigindo erros, adicionando novas funções e desenvolvendo novos produtos. Na missão estão sendo testados os sistemas de Controle de Órbita e Atitude (do inglês AOCS), de Gestão de Dados de Bordo (do inglês OBDH) e de comunicação e coleta de dados.


O domínio do software embarcado é fundamental para uma empresa integradora de satélites pois permite o projeto e integração dos satélites de forma independente e a otimização das missões, extraindo o melhor de cada artefato. “O desenvolvimento do sistema de Controle de Órbita e Atitude em particular é um divisor de águas na história da indústria espacial no país”, disse Himilcon de Castro Carvalho, Diretor de Tecnologia Espacial da Visiona. “O plano é utilizar as tecnologias em novas missões baseadas no VCUB1 e no satélite SatVHR, o primeiro satélite de observação da Terra de altíssima resolução do país que estamos desenvolvendo”.


O VCUB1 está equipado com uma câmera de alta resolução projetada no Brasil pela empresa OPTO e é capaz de fazer a coleta de dados hidro meteorológicos e outros tipos de dados. O sucesso da missão marca a capacidade da Visiona em projetar e construir satélites de alto desempenho e a qualifica para alçar voos ainda maiores. “O VCUB1 vem sendo utilizado como um laboratório no espaço e vem desempenhando esse papel com maestria. Após a conclusão dessa etapa, devemos avançar para a fase de calibração final e iniciar pilotos de sensoriamento e coleta de dados com entidades parceiras”, afirmou João Paulo Rodrigues Campos, Diretor-Presidente da Visiona.


Parcerias tecnológicas


Além da Embrapii, o Projeto VCUB1 conta com uma rede de parceiros formada por instituições como o Instituto Senai de Inovação, o Governo de Santa Catarina, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), o IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), a AEB (Agência Espacial Brasileira), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins), a Transpetro (Petrobras Transporte) e a Prefeitura de São José dos Campos, além de várias empresas da base industrial brasileira como a OPTO, a AMS Kepler, a Metalcard e a Orbital Engenharia, entre outras. 



Lançamento ao espaço


O lançamento do VCUB1 ocorreu no dia 15 de abril de 2023 na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, através do lançador Falcon 9 da SpaceX. Após o lançamento, o VCUB1 foi levado à sua órbita definitiva pelo rebocador espacial ION da empresa italiana D-Orbit. O translado até o ponto de inserção foi concluído no dia 22 de abril, quando o VCUB1 foi finalmente ativado. Toda a operação de lançamento ocorreu sem contratempos. Após o lançamento, a Visiona realizou com sucesso testes funcionais de todos os sistemas do satélite validando o seu funcionamento e desde então vem se dedicando ao teste e evolução do software embarcado do satélite.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.