Seja bem vindo
Petrópolis,30/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Aumento de temperatura oceânica afeta a vida marinha

No mês de março, a superfície global do mar atingiu um novo recorde de temperatura


Aumento de temperatura oceânica afeta a vida marinha Foto: Reprodução / Internet
Publicidade


Um aquecimento recente e rápido dos oceanos do mundo alarmou os biólogos preocupados com a possibilidade de as mudanças climáticas estarem se acelerando.

No mês de março, a superfície global do mar atingiu um novo recorde de temperatura. O oceano nunca havia esquentado tanto em tão pouco tempo.

Os cientistas não entendem exatamente por que isso aconteceu.

Os corais estão ficando brancos e quase sem vida. Um branqueamento massivo em 54 países que deve ser o maior já registrado.

Com as temperaturas registrando recordes de alta, as águas dos oceanos ficam mais quentes, impactando diretamente na vida marítima, afetando os corais, que alimentam cerca de 1/4 de espécies marítimas, incluindo os peixes, gerando um valor de US$ 2,7 trilhões ao ano na economia global.

Especialistas temem que, combinado com outros eventos climáticos, a temperatura mundial possa atingir um novo patamar preocupante até o fim do próximo ano. 

Em março, as temperaturas da superfície do mar na parte leste da América do Norte chegaram a ser 13,8°C mais altas do que a média de 30 anos, entre 1981-2011.


As mudanças climáticas estão tão evidentes pelo globo que na Europa, pela primeira vez, um tribunal condenou o governo da Suíça por não agir diante do aquecimento global, que coloca em risco os seus cidadãos.


“Uma associação de idosas suíças alegou que o governo colocou em risco a saúde delas durante a última onda de calor que o país enfrentou em meados de 2023”, diz Müller.


Os juízes determinaram como sentença que a Suíça cumpra uma série de medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O governo disse que vai seguir com o que foi determinado.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.