Espetáculo de teatro encruza no sesc pulsar 2025
A proposta é quebrar paradigmas e estereótipos e propor reflexões sobre preconceito

O espetáculo “Encruza” será apresentado em Petrópolis no sábado, dia 2 de agosto, às 20h, no Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha. A montagem faz parte da circulação do projeto Sesc Pulsar 2025 e propõe uma reflexão sobre identidade, racismo, diversidade sexual e afetividade, reunindo no palco quatro homens pretos LGBTQIAPN+, com idades entre 40 e 60 anos.
Com dramaturgia e direção de Eder Martins de Souza, e coreografias de Betho Pacheco e Luiz Monteiro, que também atuam no espetáculo ao lado do ator convidado Zéza, “Encruza” mistura teatro e dança para contar a história de um encontro inesperado em uma encruzilhada simbólica. Os personagens, vindos de diferentes comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, aguardam por alguém com o mesmo nome. À medida que compartilham dúvidas, dores e desejos, a cena se transforma em espaço de escuta, troca e pertencimento.
Depois de estrear a temporada no Sesc São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o espetáculo chega à cidade imperial como parte da circulação pelo estado do Rio. A apresentação em Petrópolis será acessível, com intérpretes de Libras para o público surdo. A entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados na própria unidade do Sesc Quitandinha. A classificação indicativa é de 16 anos, com entrada permitida a menores acompanhados de um responsável.
Com duração de 1h20, “Encruza” propõe uma travessia sensível e política sobre o que significa ser um corpo negro e LGBTQIAPN+ no Brasil. “A arte tem o poder de deslocar olhares e romper silêncios. ‘Encruza’ nasce dessa urgência de visibilidade, de fala e de afeto”, explica o diretor Eder Martins.
Após passar por Petrópolis, o espetáculo segue em circulação por outras cidades fluminenses, com apresentações agendadas para Barra Mansa, Niterói, Nova Friburgo, Rio de Janeiro (Sesc Madureira), Campos e Teresópolis. A programação completa pode ser acompanhada pelo perfil oficial do projeto no Instagram: @encruza.espetaculo.
O espetáculo é uma realização da Cia Encruza de Teatro e Dança, com apoio do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, que incentiva produções artísticas em todo o estado. Em cena, “Encruza” reafirma a potência da arte como espaço de resistência, memória e reexistência.
SERVIÇO:
Espetáculo “Encruza”
Circulação Sesc Pulsar 2025
Elenco: Betho Pacheco, Eder Martins de Souza, Luiz Monteiro e Zéza (ator convidado)
COMENTÁRIOS