Seja bem vindo
Petrópolis,23/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo do Estado e Detran RJ inauguram dois postos de identificação para recém-nascidos em maternidades públicas da Baixada

Cláudio Castro e Vinicius Farah visitaram juntos as novas unidades em São João de Meriti e Nilópolis


Governo do Estado e Detran RJ inauguram dois postos de identificação para recém-nascidos em maternidades públicas da Baixada Foto: Alexandre Simonini/Detran RJ

O governador Cláudio Castro e o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, inauguraram nesta quinta-feira (21/8) dois postos de identificação civil para recém-nascidos em maternidades públicas da Baixada Fluminense. A primeira unidade fica no Hospital Maternidade de São João de Meriti, também inaugurado hoje. A segunda, no Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, em Nilópolis. Com essas duas, já são 19 unidades de identificação do Detran RJ nas grandes maternidades públicas do Estado do Rio.


Foto: Alexandre Simonini/Detran RJ

De acordo com Vinicius Farah, o objetivo é promover cidadania, combater o sub-registro civil da população brasileira e garantir o acesso das famílias aos serviços públicos e aos benefícios sociais. Os pais das crianças também podem tirar ou renovar seus documentos. Os dois municípios estavam comemorando o 78º aniversário de emancipação.

“A abertura desses postos mostra o compromisso do Governo Cláudio Castro e do Detran de levar cidadania e respeito. É um programa que tem permitido aproximar o Detran da família, da necessidade dos cidadãos. Em Meriti, foi a décima oitava e em Nilópolis a décima nona unidade aberta pelo Detran para tirar a primeira identidade dos recém-nascidos. É uma conquista histórica das mães, porque seus filhos já saem da maternidade com a carteira de identidade. O projeto demonstra o nosso amor e respeito com a família, com a mãe e com o futuro cidadão que é o recém-nascido", disse Farah.

Em Nilópolis, Cláudio Castro e Farah entregaram carteiras de identidade às mães dos primeiros dois nenéns registrados na maternidade. Larissa do Carmo e Isabela Araújo, mães dos bebês Davi e Ravi, estavam emocionadas com os cuidados que seus filhos receberam.


Foto: Alexandre Simonini/Detran RJ

"Estou muito feliz porque fui muito bem tratada no parto, pela equipe médica, e já estou saindo com os documentos do meu filho. Não poderia ser melhor. Vai me poupar muito trabalho, por isso minha alegria", disse Larissa. A avó de Ravi, Gisele, abraçou o governador Cláudio Castro para agradecer pelo bom acolhimento à filha.

"São carinhos como esses que renovam a alma e fazem todo o nosso trabalho valer à pena”, disse Cláudio Castro. “Ela falou: ‘Obrigada, fomos muito bem tratadas’. E não falou para agradar a alguém, falou porque o coração está cheio de gratidão, de felicidade. Isso faz valer à pena”, completou o governador.

A pequena Mirella Domingos de Avillez Corrêa, que nasceu na quarta-feira (20/8) com 3,250 kg e 50cm, foi registrada hoje no novo posto da maternidade de Nilópolis. Como a mãe, Thaylane, ainda se recupera da cesariana, foi o pai da bebê, o manobrista Yan de Avillez Corrêa, de 31 anos, que a levou ao posto para fazer a biometria e tirar a fotografia para o documento.

"Facilitou muito a vida dos pais. Antes, a gente tinha de ir ao cartório, depois tirar o CPF e depois levar a criança para tirar a identidade. Era muito trabalho. Agora, minha filha já vai sair da maternidade com certidão, identidade e CPF. É muito bom poder fazer tudo junto", disse Yan, feliz.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.