Seja bem vindo
Petrópolis,23/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Estação de Tratamento de Esgoto Centro marca nova era do saneamento em Paraíba do Sul

A unidade tem capacidade para tratar até 2,5 milhões de litros de esgoto por dia


Estação de Tratamento de Esgoto Centro marca nova era do saneamento em Paraíba do Sul Foto: Divulgação

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, primeira da história de Paraíba do Sul, já está em funcionamento, recebendo e tratando esgoto de parte da população do município. A unidade tem capacidade para tratar até 2,5 milhões de litros de esgoto por dia, com previsão de ampliação para os próximos anos. As redes que levam os resíduos para a ETE foram concluídas em ruas dos bairros Centro, Lava-pés, Parque Morone e Portal do Sol, e seguem sendo instaladas também em outros pontos da cidade. 

“Cerca de 1,5 milhão de litros de esgoto deixam de ser despejados por dia no Rio Paraíba do Sul desde o início da operação da ETE Centro, em julho de 2025. Um grande avanço para a cidade e que reflete em inúmeros benefícios”, destaca o diretor da Águas da Condessa, João Henrique Tebyriça de Sá.

O projeto, que combina sustentabilidade, eficiência e inovação, conta com uma estrutura verticalizada e totalmente automatizada, ocupando uma área 75% menor do que estações convencionais. Essa concepção moderna permite reduzir impactos ambientais, otimizar recursos e garantir mais efetividade no processo de tratamento. A ETE representa um marco para a saúde pública e a preservação ambiental da região.

“Até 2029 temos o projeto de construir mais um módulo que vai dobrar a capacidade de tratamento da unidade, chegando a cinco milhões de litros por dia, para atender aos 40 mil habitantes da cidade”, afirma a gerente de engenharia da Águas da Condessa, Alessandra Nunes.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.