Seja bem vindo
Petrópolis,19/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ministério da Saúde instala centro de operações para enfrentar temporal no RS

Durante a primeira reunião do COE, foi analisado o cenário dos municípios após serem afetados por intensas chuvas, e foram discutidas as ações de saúde pública para o atendimento das emergências


Ministério da Saúde instala centro de operações para enfrentar temporal no RS Foto: Walterson Rosa/MS

O Ministério da Saúde instalou neste sábado (4), o Centro de Operações de Emergência (COE), visando realizar ações de apoio às vítimas do temporal que atingiu o Rio Grande do Sul (RS). Durante a primeira reunião do COE, foi analisado o cenário dos municípios após serem afetados por intensas chuvas, e foram discutidas as ações de saúde pública para o atendimento das emergências.

“O momento atual é de salvar vidas, o COE é um importante movimento para as tomadas de decisão que serão executadas na região para a recuperação do Sistema de Saúde e atendimento à população,” ressaltou a ministra da Saúde Nísia Trindade.

De acordo com o Ministério da Saúde, com o início das operações emergenciais, o objetivo é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas durante as ações e planos de assistência. Segundo a pasta, o COE também se articula com os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) e com outros órgãos e entidades do Poder Público para tomar medidas necessárias e rápidas para o enfrentamento da emergência, como envio de equipes e insumos, preparação de relatórios técnicos sobre as situações epidemiológicas, de assistência, além do andamento de ações administrativas necessárias.

Na última quinta-feira (2), o Ministério da Saúde confirmou a mobilização de 60 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GhC), que promoverão assistência à população gaúcha. As equipes da Força Nacional do SUS também chegaram ao estado para reforçar o atendimento em saúde. Para auxiliar no socorro às vítimas, será instalado um hospital de campanha do Ministério da Saúde em Canoas (RS), que irá iniciar o atendimento neste domingo (5).

Além disso, foram enviados 20 kits de emergência, compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos cada — como luvas, seringas, ataduras e outros —, suficientes para atender, no total, 30 mil pessoas durante um mês. No entanto, devido ao fechamento do aeroporto de Porto Alegre, somente 10 kits chegaram à capital gaúcha, outros 10 kits estão sendo enviados por via terrestre.

A pasta também autorizou, nesta sexta-feira (3), o pagamento de quase R$ 540 milhões em emendas parlamentares ao estado gaúcho. O repasse é fruto dos esforços do ministério, em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), para apoiar e prestar assistência aos municípios afetados pela tragédia climática.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.